Friday, Jul 25th

Last update07:24:38 PM GMT

Você esta aqui: Experiência Na Pele do Consumidor Oito dicas para ter roupas limpas, perfumadas e conservadas

Oito dicas para ter roupas limpas, perfumadas e conservadas

E-mail Imprimir PDF

Cuidar da roupa suja tornou-se muito mais fácil com as máquinas de lavar e produtos diversos para limpar, amaciar, manter as cores e tirar manchas das roupas. Mas mesmo com tamanha facilidade, nem sempre é possível lavar as roupas sem cometer pequenos erros que podem comprometer a vida útil das peças

Por isso, Alessandra Castro, gerente de marketing de cuidados com as roupas da Flora, separou sete dicas de como lavar melhor as roupas. “Sabendo usar corretamente os produtos, os resultados são visivelmente melhores e a consumidora não corre o risco de danificar as peças”, diz Alessandra. Confira as orientações:

1. Separar a roupa corretamente é o primeiro passo e muito importante.
Primeiro, divida as peças de roupas pela cor: faça uma pilha para as brancas, outra para as de cores claras e uma última para as de cores escuras. Em seguida, separe as roupas que desbotam e as que não desbotam. Junte os itens brancos e de cores claras que apresentem o mesmo nível de sujeira em uma mesma pilha. Separe as peças brancas de tecido sintético e lave-as somente com as de tecido branco. Proceda a lavagem das roupas de cada grupo em separado.

2. Quando usar o produto pré-lavagem
Algumas manchas mais difíceis não são removidas totalmente com a lavagem básica. Por isso, foi desenvolvido o produto Pré-Lavagem, a ser aplicado apenas nas áreas mais sujas do tecido. Aplique-o até que a região fique totalmente úmida. Lembre-se de aplicar nos dois lados da peça, ou seja, no avesso e no direito. Um cuidado importante é não ultrapassar o tempo máximo de uso do produto (cinco minutos) e não expor as roupas com o pré-lavagem à luz solar antes de remover totalmente o produto do tecido.

3. Quando utilizar o tira-manchas
O tira-mancha foi desenvolvido para remover as sujeiras mais difíceis, como as de gordura, sucos de fruta, suor, café, vinho tinto, molho de tomate e sangue. O produto deve ser diluído em água antes de ser aplicado na roupa. A mistura deve ser descartada depois de diluída, caso não utilize todo o preparo no tecido. É muito importante que o modo de aplicação seja respeitado, para não causar danos às roupas.

4. Como usar o detergente em pó
É importante seguir as informações de dosagem do detergente em pó, informada pelo fabricante, de acordo com a quantidade de roupas e o nível de sujeira. Se for lavar no tanque, dissolva bem o produto primeiro na água, antes de mergulhar as peças. No caso de máquina de lavar ou tanquinho, confira também o manual do equipamento. Roupas muito sujas podem ficar de molho por até 1 hora no tanque ou conforme o programa de lavagem escolhido na máquina. Nunca aplique o produto diretamente nas roupas secas, pois poderá causar manchamento. Dissolva-o sempre em água.

5. Sabão líquido, fácil e prático de usar.
Muitas donas de casa ainda não se acostumaram com o lava roupas líquido. Mas, existem algumas vantagens em usar esse tipo de produto. O produto dilui facilmente na água, não deixando resíduos na máquina de lavar, além de evitar as temidas bolinhas nas roupas. A embalagem de 1 litro rende mais do que 1kg de detergente em pó. Deve-se utilizar a quantidade indicada na embalagem, para garantir o rendimento e a performance de limpeza.

6. O amaciante é fundamental para prolongar a sensação de roupa limpa.
Este produto proporciona maciez, perfumação e suavidade aos tecidos. Além de reduzir a eletricidade estática, sua formulação facilita o processo de passar as roupas e ajuda a diminuir o aparecimento das bolinhas dos tecidos. Hoje em dia, a versão amaciante concentrado traz mais perfumação em uma opção de embalagem em tamanho menor.  Com uma nova tecnologia de cápsulas perfumadas, o amaciante concentrado prolonga a perfumação das roupas. Isso porque as cápsulas estouram apenas no momento do seu uso, liberando o perfume e trazendo maior sensação de frescor. Além disso, sua embalagem de 500 ml entrega o mesmo rendimento de uma embalagem de 2 litros de amaciante regular e causa menor impacto ao meio ambiente. Deve-se usar apenas meia tampa da garrafa de amaciante concentrado para cada 5 kg de roupa, ao invés de duas tampas do amaciante tradicional (de 2 litros). Lembrando que não é necessário diluir o produto antes de usá-lo. Nunca jogue o amaciante diretamente no tecido, pois isso pode levar ao aparecimento de manchas.

7. Roupas delicadas merecem produtos especiais.
Roupas delicadas, como lingerie, roupas de bebê e peças em tecidos finos (seda e cetim) merecem ser lavados com produtos à base de coco. Eles possuem formulações com ingredientes suaves, que reduzem o risco de alergias, e removem a sujeira sem danificar os tecidos.

8. Guarde com carinho suas roupas.
Para proteger sua roupa do cheirinho de “guardado”, é essencial que as peças fiquem longe de ambientes úmidos. Por isso, “É indicado utilizar um desumidificador. O produto acaba com a umidade do local, eliminando mofo, fungo e odores dos guarda-roupas, gavetas e cômodas.

 

Leia mais:

Orçamento doméstico equilibrado é possível, aprenda

Cinco utilidades para as laranjas que você não conhecia

Coma uma maçã por dia e mantenha o médico afastado