Saturday, Apr 19th

Last update09:05:50 PM GMT

Você esta aqui: Comportamento Consumo Alimentação e gastronomia: a escolha é das mulheres

Alimentação e gastronomia: a escolha é das mulheres

E-mail Imprimir PDF
* Por Isabela Portella

Apesar das mudanças sociais e culturais ocorridas nos últimos anos, as mulheres continuam exercendo papel de responsabilidade nas decisões domiciliares. Além de controlarem sua própria renda, as mulheres administram o orçamento familiar. Por isso, possuem maior controle em quase todos os mercados.

O mercado de alimentação é um exemplo claro disso. As mulheres possuem domínio nas decisões de compra. Elas são as responsáveis por decidir o que comprar, quando, que marcas, onde etc.

Fica cada vez mais evidente a preocupação das mulheres com a alimentação saudável para elas próprias e para suas famílias. Para as mulheres que já são mães, o bem-estar dos filhos e familiares é ponto central em suas decisões. Por mais atribuladas que sejam suas vidas, elas priorizam muitas vezes cozinhar ao invés de comprar comidas congeladas, por exemplo.

Do ponto de vista de publicidade, a internet se mostra um canal de relacionamento importante. Em pesquisa realizada pela Sophia Mind, 90% das mulheres realizam alguma atividade online relacionada à alimentação e gastronomia. A elevada busca de conteúdo de interesse (principalmente por receitas) indica que o branded content pode ser um caminho eficiente para se manter um relacionamento com as consumidoras. A publicidade online tem grande influência na descoberta de novos produtos e serviços.

A maior parte das mulheres realizam diversas pequenas compras ao longo do mês em supermercados, feiras livres e hortifrútis, representando oportunidades múltiplas de contato com as marcas nos pontos de venda. 

Alguém ainda duvida do nosso poder de compra?


* Isabela Portella é Gerente de Inteligência de Mercado da Sophia Mind.

 

Leia mais:

30% mais brasileiros fazem compras pela internet

Refrigerante diet: poucas calorias, muitos malefícios

Luzes artificiais podem ser fatores de desenvolvimento do câncer