Friday, Jul 25th

Last update03:37:03 PM GMT

Você esta aqui: COMPORTAMENTO 1º Guia de Ouvidorias chega às mãos do consumidor

1º Guia de Ouvidorias chega às mãos do consumidor

E-mail Imprimir PDF

O primeiro Guia de Ouvidorias Brasil chega às mãos do consumidor por meio de parceria entre a revista Consumidor Moderno, ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente, Fundação PROCON – SP, Câmara Municipal de São Paulo e ABO – Associação Brasileira de Ouvidores.

Partindo do pressuposto de que a ouvidoria “tem como missão ecoar a voz do cidadão dentro da organização, promovendo mudanças de atitude, comportamento e melhoria contínua nos processos”, este guia é único no mercado e funciona como uma ferramenta de prestação de serviços para o consumidor. Bastante didático, define o conceito de ouvidoria, as principais características, quando procurar, o papel do ouvidor e explica as diferenças entre SAC e ouvidoria. Traz ainda uma lista com os contatos de mais de 300 ouvidorias e artigos da ABRAREC, ABO, PROCON e FEBRABAN.

“Uma das finalidades desse documento de utilidade pública é orientar o consumidor sobre a diferença entre SAC e ouvidoria. O SAC atende situações rotineiras e toma ações corretivas. A ouvidoria é a última instância a ser procurada pelo cidadão, em casos excepcionais”, diz Roberto Meir, presidente da ABRAREC.

Encartado na edição de julho/agosto da revista Consumidor Moderno, será distribuído gratuitamente na Fundação Procon – SP, na ABRAREC e na ABO. Também está disponível online no endereço www.guiadeouvidorias.com.br.

O Guia de Ouvidorias Brasil será oficialmente lançado em 11 de agosto, quinta-feira, em evento com a presença de ouvidores de todo o País, na Câmara Municipal de São Paulo, no auditório Prestes Maia. Na ocasião, os presidentes e autoridades das entidades participantes serão recepcionados pelo presidente da Câmara, o vereador José Police Neto.

Matéria veiculada na Rede Globo sobre o Guia de Ouvidorias.



Leia mais:

 

Cesta básica lidera reprovação na Ouvidoria

No Brasil, o Facebook vira SAC

Usuário tem direito de solicitar gravação eletrônica em SAC