Thursday, Apr 24th

Last update07:27:57 PM GMT

Você esta aqui: COMPORTAMENTO Higienização das mãos evita doenças e reduz faltas ao trabalho
banner-top-expansivel-980x300-Consumidor-Moderno

Higienização das mãos evita doenças e reduz faltas ao trabalho

E-mail Imprimir PDF
A pele é o maior órgão do corpo humano e sua função é proteger o organismo contra as agressões dos agentes externos presentes no ambiente. Para exercer sua função, precisa estar saudável, ou seja, limpa e hidratada.

Comemora-se no dia 05 de maio em todo o mundo o dia da higienização das mãos.

Esta é a mais simples e a mais importante medida para evitarmos a transmissão de infecções, seja ela dentro dos hospitais, nas residências, nas escolas, no trabalho. 1,4 milhão de pessoas morrem todos os dias no mundo em decorrências das infecções, dados da OMS – Organização Mundial de Saúde.

Em ambientes profissionais em que a pele entra em contato com sujidades pesadas como graxas, óleos, tintas entre outras, é imprescindível a correta higienização e proteção da pele além da educação para que o trabalhador entenda a importância em se cuidar bem da própria pele.

Uma pele danificada aumenta a chance de doenças ocupacionais, como dermatoses, que afastam o trabalhador do seu local de trabalho, causando um enorme impacto negativo social e econômico.

Em ambientes profissionais administrativos, de alimentação, hoteleiros entre outros, a higienização das mãos é de suma importância para o controle da transmissão dos germes mais comuns. 80% da transmissão de doenças ocorrem através do contato das mãos, por isso, elas devem estar sempre limpas e saudáveis. 

Em estudo conduzido pela GOJO no prédio administrativo da Federal Express (FEDex) nos Estados Unidos, comprovou-se uma redução de 21% no absenteísmo no grupo de trabalhadores que higienizava as mãos mais vezes por dia comparado ao grupo de trabalhadores que não higienizava as mãos frequentemente.

Em ambientes hospitalares a higienização das mãos é ainda mais importante, sendo mandatório em inúmeras situações para se controlar a transmissão dos germes pelas mãos evitando-se as infecções hospitalares.

A enfermeira especialista em controle de infecções, Rosana Vidal, alerta que a higienização regular das mãos pode evitar diversas doenças, como conjuntivite, diarreia, resfriados e outras infecções, e ensina como deve ser realizada a lavagem correta e completa das mãos:

  • Molhe as mãos com água;
  • Aplique nas palmas das mãos sabão em quantidade suficiente para cobrir todas as superfícies da mão;
  • Ensaboe as palmas friccionando-as;
  • Esfregue a palma da mão direita sobre o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos e vice versa;
  • Entrelace os dedos e friccione os espaços entre eles;
  • Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta com movimento de ‘vai e vem’ e vice versa;
  • Esfregue os polegares com o auxílio da palma da outra mão com movimentos circulares;
  • Friccione as pontas dos dedos e unhas de uma mão contra a palma da outra mão em movimentos circulares
  • Enxágue bem as mãos com água.

 

Leia mais:

Nem todos estão aptos a dirigir à noite, evite acidentes

Plantas exigem cuidados especiais durante o outono

Soluções alternativas para uma vida mais saudável